quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Jurídico do SISEPE-TO investiga denúncias de coação a servidores; boletim de ocorrência foi registrado


O departamento jurídico do Sindicato dos Servidores Púbicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) está investigando duas denúncias de ameaças a servidores públicos efetivos em Colinas do Tocantins e Paraíso. Os servidores de ambas as cidades trabalham no CIRETRAN, órgão pertencente ao DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito e estariam sofrendo ameaças por aderirem à mobilização em prol do pagamento da Data-Base 2012.

No caso de Paraíso do Tocantins, um boletim de ocorrência chegou a ser registrado. Segundo a servidora pública Ariana Olivieira de Morais, autora do Boletim de Ocorrência, desde quarta-feira, dia 05, os servidores estão sendo ameaçados de terem seus nomes e números de matrículas enviados para a regional de Palmas, caso participassem da paralisação. “Quando chegamos para trabalhar, ele disse que ficaríamos numa sala fechados para não tumultuar. Mesmo a gente dizendo que não ia tumultuar, que era pacífico. Ficamos fechados na sala e depois quando os policiais civis chegarem, na frente dos policiais, ele confirmou a coação”, disse Ariana. 

Os policiais a que se refere Ariana, são representantes do SINPOL-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins) que no momento, passavam pelo DETRAN, divulgando e conscientizando os servidores sobre a mobilização da data-base 2012.

Os policiais orientaram a servidora e ela registrou boletim de ocorrência na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Já em Colinas, a informação é que um suposto coronel estaria coagindo os servidores públicos de aderirem à paralisação. 

Os advogados do SISEPE-TO estão investigando os dois casos.

DETRAN
A Assessoria de Comunicação do SISEPE-TO entrou em contato com o DETRAN-TO em busca de esclarecimentos sobre o fato. O DETRAN informou que “quanto à denúncia de intimidação aos servidores que aderiram à paralisação nas regionais de Colinas e Paraíso, o órgão esclarece que a Diretoria Geral em Palmas, não foi formalizada quanto a nenhuma represália. Chegou até o órgão somente a informação de que os servidores estariam reunidos em uma sala, porém, não privados do direito de ir e vir da mesma.

O DETRAN também disse que vai apurar os fatos e caso se confirme alguma coração, serão tomadas as medidas cabíveis. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário